Coalizão LIFE de Negócios e Biodiversidade


Lançada no dia 15 de dezembro de 2022 durante a COP -15 da Biodiversidade em Montreal, no Canadá, a Coalizão LIFE de Negócios e Biodiversidade reúne empresas que reconhecem a biodiversidade como um ativo estratégico, demonstrando seu compromisso por meio de ações concretas para mitigar os seus impactos, minimizar os riscos associados à perda da biodiversidade e compensá-los através de uma agenda positiva para a conservação.
Ao identificar suas dependências e implementar as métricas LIFE, as empresas passam a contar com uma ferramenta para avaliar sua relação com a biodiversidade, gerenciar seus impactos de forma mais eficaz a partir destas medidas e orientá-las estrategicamente na implementação de programas e ações relacionadas à biodiversidade.
As empresas da Coalizão LIFE contam com encontros exclusivos para compartilhamento de estratégias em biodiversidade, networking em boas práticas com lideranças setoriais e oportunidades de inserção nos principais eventos internacionais de Negócios e Biodiversidade.
Como membro da Coalizão LIFE de Negócios e biodiversidade a empresa se torna protagonista da transformação dos modelos de negócios inserindo a biodiversidade como resposta estratégica à emergência ambiental global e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Faça parte desta iniciativa!







Encontros Coalizão LIFE de Negócios & Biodiversidade

3º Encontro de Negócios e Biodiversidade – Coalizão LIFE
Data: 03 a 05 de junho de 2025.
Reserva Natural Vale – Linhares/ES

O encontro reuniu lideranças empresariais, especialistas e representantes governamentais para debater integração entre conservação da biodiversidade, clima e oportunidades de negócios. A programação incluiu reuniões estratégicas da alta liderança da Coalizão, painéis sobre agendas globais e nacionais de clima e biodiversidade, conservação marinha e mercado de Créditos de Biodiversidade. O evento promoveu networking e troca de experiências, encerrando com uma visita de campo para reforçar o vínculo entre teoria e prática na conservação.
2º Encontro de Negócios e Biodiversidade – Coalizão LIFE
Data: 17 a 19 de junho de 2024.
Fazenda Monte Alegre – sede da Klabin – Telêmaco Borba/PR

O encontro reuniu empresas, especialistas e representantes de diversas instituições para debater estratégias e oportunidades que integrem conservação ambiental e desenvolvimento econômico. O evento teve como objetivos discutir o potencial do Marco Global da Biodiversidade Kunming–Montreal para o setor empresarial brasileiro, ressaltar o papel da Coalizão LIFE na manutenção e ampliação de corredores de biodiversidade e explorar o mercado emergente de Créditos de Biodiversidade.
1º Encontro de Negócios e Biodiversidade – Coalizão LIFE
Data: 15 de agosto de 2023. Centro Cultural BRDE – Palacete dos Leões – Curitiba/PR

O encontro reuniu representantes de empresas e instituições para compartilhar experiências e estratégias voltadas à conservação da natureza. A programação contou com apresentações das organizações coligadas, seguidas de uma mesa-redonda sobre o papel da Coalizão LIFE na transformação dos modelos de negócio. Durante o evento, foi destacada a adesão do BRDE à Coalizão LIFE, formalizada em abril de 2023, tornando-se o primeiro banco a integrar a iniciativa e a incorporar as métricas LIFE em sua gestão. O encontro fortaleceu o engajamento do setor privado e evidenciou o potencial de práticas e investimentos sustentáveis no avanço da agenda de conservação.
Coalizão LIFE: Lideranças empresariais integrando a biodiversidade para a transformação dos negócios
Data: 25 de outubro de 2024 COP 16 da Biodiversidade – Cali, Colômbia.

No dia 25 de outubro, durante a COP16, o Instituto LIFE conduziu a sessão “Lideranças empresariais integrando a biodiversidade para a transformação dos negócios”, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O encontro reuniu líderes de empresas membros da Coalizão LIFE, que compartilharam experiências e avanços rumo ao Marco Global da Biodiversidade, com destaque para a Meta 15. As apresentações abordaram o uso de métricas, certificações e relatórios de impacto como instrumentos para fortalecer a transparência e o compromisso do setor privado com a conservação.